Olá pessoal!

Espero que estejam bem!

No último final de semana, no dia 10/08 (sábado), aconteceu o Groundbreakers LAD Tour 2019 – A 10ª Edição do GUOB Tech Day!

Aqui vai um review sob à minha perspectiva. 🙂

Mais uma vez o evento aconteceu na UNINOVE Campus Vergueiro. Muito obrigado professor Marcos Alexandruk!

Alex Zaballa foi o responsável pela abertura do evento:

 

Depois dele tivemos o Marcelo Christianini falando sobre como o mundo está mudando, e que, os dados são o novo petróleo no mundo. Mostrou que as empresas mais valiosas de mercado há anos atrás eram empresas relacionadas à energia/combustível. Atualmente as empresas mais valiosas de mercado são as de tecnologia, que de alguma forma trabalham com dados.

À seguir, Pablo Ciccarello, manager responsável pela OTN Latin America, explicou sobre o trabalho realizado pelas comunidades latino-americanas, bem como o programa Oracle ACE:

 

Ele chamou os ACEs brasileiros que estavam presentes no evento:

 

Sim, não estou ali no meio, se você não sabe, quando virei funcionário da Oracle em 2014 eu perdi o título de ACE. Entrei na Enkitec em 2018, quem sabe um dia não volto a fazer parte deste grupo de profissionais exemplares?  😉

Após a abertura oficial do evento, tivemos o nosso primeiro networking café (fotos postadas pelo Ricardo Portilho):

 

 

Após o Networking Café, as sessões começaram.

Mike Dietrich falou sobre estratégias de fallback para upgrades de banco de dados, excelente apresentação, como sempre!

 

Após isso, assisti a palestra da Nirmala Sundarappa sobre Zero Downtime for Java applications: Use Cases and Solutions. Uma palestra que todo desenvolvedor Java deveria ver à propósito. 😉

 

Depois disso, houve uma pausa para o almoço, quando estávamos saindo para o almoço, o Pablo Ciccarello tirou essa foto excelente!

 

 

Retornando do almoço, tive a oportunidade de falar sobre métodos de migração de bancos de dados on-premises para Cloud:

 

 

Após a minha sessão, assisti o Dimas Chbane falando sobre Preparing your way to the cloud: standardize your legacy systems. Uma apresentação essencial para quem pensa em migrar seu banco de dados não apenas para Cloud! Mesmo que seja para ambientes on-premises!

 

Após a apresentação do Dimas, assisti a apresentação do Rodrigo Jorge falando sobre Scanning Oracle Database for malicious changes, onde demonstrou em tempo real a sua ferramenta: orachksum:

 

Após a palestra do Rodrigo Jorge, tive a oportunidade de ver o Alex Zaballa falar sobre migração de banco de dados on-premises para Cloud. Bom, é o mesmo tema que apresentei, mas estamos falando de Alex Zaballa, onde demonstrou sua ferramenta mig360, que captura diversas informações valiosas para te ajudar no levantamento de dados quando for migrar um banco de dados para Cloud:

 

O encerramento contou com o Alex Gorbatchev da Pythian:

Algumas fotos tiradas durante o evento (não necessariamente por mim).

 

Sandesh Rao e uma de suas muitas selfies:

 

Enkitec team reunido no GUOB:

 

Encerramento do evento com o conselho do GUOB e também com os palestrantes:

 

 

Foi um dia rico em aprendizado, networking e muito bate-papo!

 

No Twitter você pode ver um pouco o que aconteceu lá:

#GUOBTechDay

A seguinte hashtag também foi utilizada, porém, você também verá postagens do tour em outros países também:

#GroundbreakersTour

 

Em breve as apresentações e fotos serão publicadas no site do GUOB. Se você ainda não é associado, não perca tempo, é gratuito.

 

Um abraço!

 

Vinicius