Olá pessoal!

Espero que estejam bem!

Esse é o terceiro post da série sobre OCI. Você pode ver os outros já publicados:

Oracle Cloud Infrastructure – Post 1 – Criando uma Conta no OCI

Oracle Cloud Infrastructure – Post 2 – Conceitos Principais

Nesse post, nós vamos falar sobre como criar um Compartment além da criação da VCN e seus recursos.

Muito bem, sabendo que é uma boa prática isolar nossos recursos em Compartments diferentes, precisamos criar um Compartment para o nosso novo ambiente. No entanto, apenas a criação do Compartment não resolve nosso problema. Após a criação do Compartment, precisaremos criar uma VCN – Virtual Cloud Network – além das route tables, gateways, subnets e security lists.

Na tela inicial, clique no canto superior esquerdo no hambúrguer (o ícone com 3 traços), vá em Identity e depois em Compartments:

 

 

A tela de Compartments será exibida, clique no botão [Create Compartment]:

 

A tela de criação de Compartment será exibida. Defina um nome e uma descrição para o Compartment. Apenas como informação, este compartment será criado embaixo do Compartment root. Isso é normal. Clique no botão [Create Compartment]:

 

Após clicar no botão [Create Compartment] você verá a tela de Compartments novamente. Observe que agora há o novo Compartment criado:

 

Criação da VCN

Após a criação do Compartment, vamos criar a nossa VCN – Virtual Cloud Network. Na tela inicial, clique no botão [Create a virtual cloud network]:

 

Defina um nome para a VCN e em qual Compartment ela deverá ser criada. Importante escolher o Compartment recém criado. Além disso, há duas opções para criar a VCN: apenas a VCN ou a VCN com os recursos relacionados (security lists, gateways, route tables, subnets). Esta é a melhor opção pois poupa você e de trabalho extra. Você pode deixar a opção DNS Resolution selecionada também. Após isso, clique no botão [Create Virtual Cloud Network]:

 

A nova VCN, DEV_VCN, foi criada. Podemos observar na tela abaixo que temos 3 subnets públicas, sendo uma subnet para cada AD da nossa região:

Tudo certo! No próximo post criaremos mais recursos no OCI.

Você pode ler mais sobre Networking no OCI aqui:

Overview of Networking

 

Um abraço!

 

Vinicius