Olá pessoal!
Hoje veremos mais detalhes sobre a ferramenta oifcfg.
Ela é utilizada para definir quais serão as interfaces de rede pública e privada no Clusterware. Além disso, ela é utilizada quando é necessário alterar a faixa de endereço IP e subnet de uma rede específica (necessário quando há mudança na faixa de IP’s utilizada pela corporação).
Características do oifcfg:
- Pode ser utilizado com o usuário oracle;
- A partir de qualquer nó, controla todos;
- Ferramenta para administração das interfaces de rede utilizadas no Clusterware:
- Pública (VIP);
- Privada (InterConnect).
- Caso uma interface de rede queime, essa ferramenta será utilizada para substituir a interface de rede no OCR;
- Útil para alterar a Subnet de uma interface de rede.
Como citado, as alterações efetuadas através do oifcfg são armazenadas no OCR.
Para verificar quais são as interfaces de rede e seu devido uso no Clusterware:
[oracle@mvrac1 oracle]$ oifcfg getif eth0 172.23.10.0 global public eth1 10.0.0.0 global cluster_interconnect
Para reconfigurar uma placa de rede para outra faixa de IP, primeiro, é necessário excluir as configurações desta placa:
[oracle@mvrac1 oracle]$ oifcfg delif -global eth0
A opção -global significa que esta configuração deverá ser válida para todos os nós, ou seja, a placa eth0 deverá ser excluída da configuração do Clusterware em todos os nós. Esta opção é utilizada pois também pode ser feita a configuração de uma interface de rede em apenas um nó, com a opção…
Vamos supor que ambas as interfaces serão excluídas pois outras serão configuradas. Vamos agora excluir a configuração da placa eth1:
[oracle@mvrac1 oracle]$ oifcfg delif -global eth1
Agora devemos configurar as placas desejadas:
[oracle@mvrac1 oracle]$ oifcfg setif -global eth3/192.168.111.0:public [oracle@mvrac1 oracle]$ oifcfg setif -global eth4/10.0.0.0:cluster_interconnect
Lembrando que para alterar o endereço de InterConnect também é necessário alterar a informação no arquivo /etc/hosts e no arquivo de configuração da placa de rede em /etc/sysconfig/network-scripts/ifcfg-ethX.
Para o VIP, além disso, também é necessário alterar o endereço IP no OCR através do srvctl, conforme citado no post Oracle Clusterware – Rotinas Administrativas – Parte 3 – srvctl.
Um abraço!
Vinicius
Related posts
Disclaimer
Minhas postagens refletem minhas próprias opiniões e não representam necessariamente as opiniões do meu empregador, a Accenture.