Olá pessoal,

Sei que o blog anda bem abandonado e que já prometi diversas vezes reativá-lo, e agora sim posso afirmar que farei isso.

Algumas coisas na minha vida profissional mudaram nos últimos meses, e agora estou conseguindo deixar as coisas no seu devido lugar.

Como vocês sabem, eu trabalho na Discover, uma consultoria Oracle que está no mercado há 16 anos, e que é parceira Oracle nestes mesmos 16 anos.

Gosto muito de trabalhar na Discover, alguns amigos brincam dizendo que sou ativo fixo da empresa, não me considero assim. Sempre me esforcei muito para um dia me tornar DBA, e como DBA, não podemos deixar de estudar jamais, pois o mercado não para. Eu tenho este perfil auto-didata onde sempre continuarei estudando, e a empresa sabe reconhecer isso, logo, não tem porque não gostar de trabalhar aqui.

Recebi há algum tempo, o convite da Discover para me tornar Gerente de Operações.

Não foi fácil tomar esta decisão, afinal, sempre tive um perfil muito técnico e sempre amei trabalhar como DBA, mas eu sempre soube que um dia teria que virar a chave. Esse é o ciclo natural da vida profissional.

Desta forma, deixo de viajar para participar de projetos de implementação, migração, e todas estas coisas relacionadas ao nosso mundo técnico.

Mas, não deixarei a vida técnica totalmente… Serei o responsável pela especialização e manutenção do conhecimento de toda a equipe técnica. Isso implica que eu continuarei estudando, fazendo testes, e até participando como Beta Tester dos produtos da Oracle.

Nesta função, como disse, uma das minhas responsabilidades será garantir que toda a equipe técnica (não só os DBA’s), continuem se especializando, criar a cultura de ser auto-didata e fazer todos continuarem evoluindo tecnicamente.

Além disso, também passei a ser responsável pelo atendimento in-loco ou remoto realizado nos clientes, bem como os nossos clientes que possuem contratado o serviço de monitoramento e administração remota, onde temos uma equipe que fica monitorando os serviços dos clientes e age na maioria das vezes pró-ativamente evitando a indisponibilidade dos serviços.

Enfim, é um grande desafio e posso agora colocar na prática com os meus colegas de trabalho um pouco da metodologia que sempre utilizei para trabalhar e que sempre deu certo!

Acredito que viajando menos, terei mais tempo para voltar a me dedicar ao blog, e tentar ajudar os leitores deste espaço com a experiência adquirida até hoje.

Agradeço aos fiéis leitores que sempre acompanharam o blog, eles sabem quem são, peço desculpas pelo abandono, mas novamente, afirmo que isso acabou e que em 2012 o blog voltará à ativa!

Abraços!
Vinicius