Olá pessoal,

Tudo bem?

Um pouco atrasado, mas vamos às impressões sobre o GUOB TechDay 2011.

Antes de colocar a minha impressão sobre o evento, coloco aqui uma cópia integral do post do meu amigo Paulo Henrique, do Blog do PHP. Essa cópia foi autorizada pelo Paulo.

Tive o imenso prazer de ter o Paulo como aluno da disciplina Alta Disponibilidade na Pós-Graduação do Veris/IBTA lá de Campinas. Essa disciplina foi a última disciplina da turma dele, que aliás era uma turma muito legal!

O Paulo já é um grande DBA, com muito conhecimento, e com o principal: vontade de compartilhar o conhecimento adquirido no dia-a-dia, além de ser um cara sensacional!

Bom, o GUOB TechDay 2011 nas palavras do Paulo:

——

Resumão

Se você quer saber um resumo do Tech Day 2011, eu lhe digo: o evento foi um sucesso! [period]

Dá pra ser mais resumido e coerente que isso?

Se você quer saber com mais detalhes o que rolou por lá, eu não vou ser redundante. Visite o blog do colega William em AprenderOracle.com que ele descreveu detalhadamente. 😉

Highlight

Eu participei do GUOB Tech Day 2010 também, portanto já esperava um conteúdo técnico, interessante, atual e completo, palestrado por profissionais de currículo inquestionável.

Depois de Tom Kyte no ano passado, eu já não esperava menos e fiquei totalmente satisfeito com os palestrantes de 2011. Eu curti demais ouvir o Arup Nanda, por não ser contratado da Oracle, comentar sobre toda sua experiência e ter liberdade para questionar diversas informações oficiais e melhores práticas. Foi absurdamente interessante para quem é da área ver um pouco do ponto de vista de alguém como ele.

Entretanto, pessoalmente, eu prefiro destacar no GUOB Tech Day 2011 a organização do evento. Foi, na minha opinião, a marca da excelência, foi o que superou as expectativas, o que deixou o evento todo perfeito.

O evento tem muito conteúdo, só isso já bastava para todos saírem satisfeitos dali. Porém, o conteúdo foi entregue com uma embalagem top de linha. Tudo funcionou como deveria, todos os horários foram cumpridos, todos os cuidados foram tomados e eu não pude observar nenhum defeito. Por isso temos que elogiar, não são todos que prezam por essa excelência na entrega do seu “produto”.

— Analogia —

Um evento ótimo, mas sem excelência, seria como ganhar um iPad de presente numa caixa de papelão. Que se dane a caixa de papelão, eu ganhei um iPad!

O GUOB Tech Day é como ganhar um iPad das mãos do Steve Jobs, tirando uma foto com ele entregando o produto embalado, na caixa original, com uma dedicatória e ainda ganhar um bônus infinito de créditos na AppleStore!

Percebe a diferença? (quem não gosta da Apple ou do S. Jobs, releve, foi só uma comparação, eu não sou um desses Apple Zombies, AINDA).

Excelência na embalagem e no conteúdo do evento, esse é meu destaque em relação ao GUOB. Parabéns à comissão técnica e à organização do evento, mais uma vez.

Atestando o que estou dizendo, vejam o Post da Debra e seu ponto de vista sobre palestrar aqui no Brasil nesse evento. Aproveite e veja outras considerações dela sobre nosso país, foi bem bacana!

Sentimento

Agora quero ser sincero e um pouco melodramático, porque é algo muito importante, de verdade, na minha carreira e na minha satisfação profissional. GUOB, pra mim, não é sobre aprender dicas, técnicas, produtos. Não é o aumentar conhecimento. Não é buscar novas informações, apesar de ser oferecido tudo isso. GUOB é inspiração.

Eu saio do GUOB com um espírito renovado. Cheio de idéias, cheio de intenções, cheio de vontade de crescer na área, de ser um profissional mais completo, de ajudar a comunidade. Sinto-me muito bem por participar de uma comunidade de DBAs quando estou ali, no meio daquela galera.

Inspiração essa que chega a beirar a desmotivação em alguns momentos: ver que alguns já alcançaram, na minha idade, mais do que eu espero alcançar na minha carreira, ver que cada vez mais sei muito pouco e perceber que minha capacidade de ajudar os outros é ainda inexpressiva.

Mas temos que consumir o lado bom das nossas experiências…

Durante o evento pude conversar e agradecer diretamente ao Eduardo Hahn pela homenagem a este singelo blog, ainda extremamente cru, com pouco conteúdo, mas que representou (ao lado de outros muito melhores) a comunidade blogueira e apoiadora do evento. Poxa, uma super consideração com todos os tipos de participantes, fiquei surpreso e muito agradecido!

Essa questão do envolvimento de todos os organizadores e palestrantes com os participantes é fenomenal. Qualquer um poderia abordar e conversar com o conselho técnico ou com os palestrantes, se desejasse. Fiquei sabendo que o próprio Arup Nanda saiu para conversar com a galera no café (que lástima que eu não estava perto nesse momento!).

Em particular, não tenho palavras para descrever a importância que os Oracle ACEs do Brasil possuem hoje na minha carreira. Sou muito pouco, mas o pouco que sou, devo à colaboração, simpatia, suporte e influência que, principalmente, o Ricardo Portilho, o Marcus Vinicius e o Rodrigo Almeida me passaram seja por email, twitter, blog, MSN, sala de aula ou ao vivo.

Eu admiro muito esses caras e é especialmente por causa deles que tenho uma grande satisfação em participar da comunidade dos DBAs Oracle do Brasil e do GUOB, o evento que é também uma confraternização para toda essa galera. A sensação de fazer parte dessa comunidade é inexplicável, é extraordinário.

O GUOB me inspira, alimenta e reforça minha vontade em fazer mais, estudar mais e ajudar mais! 🙂







----------------------------------------------------------------------------

Copyright:

Este site e todo o conteúdo aqui publicado pertence ao Blog ViniciusDBA.com.br e possui seus respectivos direitos autorais.

O Conteúdo deste Blog não deve ser publicado, distribuído ou transmitido sem autorização prévia de seu autor.

Oracle e seus produtos são marcas registradas da Oracle Corporation® (http://www.oracle.com) Todo o material aqui encontrado é mantido sem ajuda financeira e mantém como propriedade de seu fundador/escritor.

Disclaimer:
The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employeer, Accenture.
As opiniões publicadas neste blog (http://www.viniciusdba.com.br) são pessoais e não necessariamente representam a visão da Oracle ou do meu empregador, a Accenture.


Toda informação aqui encontrado é oferecida através do uso do bom senso e boa fé do seus leitores e não deve ser considerada como material oficial da Oracle Corporation (http://www.oracle.com) ou do meu empregador, a Accenture.

O Autor não considera as informações aqui como oficiais e/ou permitidas para redistribuição. Ao utilizar o site http://www.viniciusdba.com.br o leitor deve entender e aceitar que as informações aqui encontradas são de direitos autorais do Autor.

O blog http://www.viniciusdba.com.br não faz revisão de conteúdo publicado por outros, como comentários, bem como posts em grupo de usuários ou portais.