Olá pessoal,

Bom, depois de publicados os posts com as impressões do Paulo Henrique e também com os posts da Comunidade Técnica, eu também gostaria de falar um pouco sobre como foi o evento.

O GUOB TechDay 2011 aconteceu no sábado, 16/07.

A agenda do evento era bastante apertada, tivemos 12 horas de evento, entre credenciamento, palestras, networking café e encerramento.

Ter a oportunidade de assistir ao vivo palestras de feras como Graham Wood, Kai Yu, Arup Nanda, dentre outros, é realmente indescritível.

A abertura oficial do evento contou com as palavras do Eduardo Hahn, presidente do GUOB. Ele explicou o que é o GUOB, qual o seu objetivo e explanou em números o evento do ano passado e as expectativas para o evento deste ano.

Após a abertura oficial, foi a vez de Pablo Ciccarello, diretor da OTN América Latina falar. Ele comentou sobre o Site da OTN ter versões em português e espanhol, comentou também que qualquer blogueiro pode ter seu blog relacionado na lista de blogs da Oracle, além de comentar sobre artigos técnicos que podem ser enviados por membros da comunidade.

Em seguida foi a vez de Graham Wood falar. Tive a oportunidade de conhecê-lo no ano passado num evento para parceiros lá nos Estados Unidos. Ele fez parte do time de performance do Oracle Database e é um dos maiores gurus em desempenho de banco de dados. Em sua palestra ele acessou remotamente um ambiente da Oracle para demonstrar a criação de um Data Warehouse com tamanho inicial de 1TB e simulando toda a carga de trabalho cotidiana incluindo consultas analíticas no Oracle Exadata X2-2. Nesse momento ele demonstrou todo o poder que um servidor Exadata possui, pois todo o trabalho foi concluído em menos de 20 minutos. Uma palestra excelente que deixou todos boquiabertos com o Exadata!

Após esta palestra, tivemos o primeiro Networking Café. Oportunidade onde os participantes podiam além de fazer um break, esticar as pernas e comer e beber algo, também podiam conhecer a área de expositores bem como conversar com colegas de profissão vindos de todos os cantos do Brasil.

Após o Networking Café tivemos mais uma palestra com Graham Wood, desta vez falando sobre recursos ocultos (e outros nem tão ocultos assim) que podem fazer toda a diferença no dia-a-dia do DBA. Excelente palestra mais uma vez.

Em seguida tivemos a primeira palestra do Arup Nanda, falando sobre o Oracle Exadata. Foi uma palestra voltada para o público ali presente pudesse conhecer melhor este poderoso servidor. Arup Nanda mostrou o motivo de já ter sido escolhido o DBA do ano pela revista Oracle Magazine. Além de profundo conhecedor da tecnologia Oracle, tem uma facilidade imensa para transmitir o conhecimento através de suas palestras. É um orador com imensa facilidade de expor suas ideias ao público que o assiste.

Após a sua palestra tivemos uma pausa para o almoço onde eu tive a oportunidade de almoçar com os palestrantes. Foi sensacional!

Voltando do almoço o evento foi dividido em três salas, e aí o público presente teve a opção de assistir quais palestras assistir.

Neste momento, eu fiquei responsável pela sala onde o Kai Yu palestraria. Apresentei-o ao público presente, e pude ajudar com as questões no final da palestra. Ele deu duas palestras seguidas: uma sobre Oracle RAC e Oracle VM e outra sobre arquitetura, configuração e troubleshooting do Oracle RAC 11gR2. O Kai Yu mostrou ser um grande conhecedor destas tecnologias e foi ao fundo explicar sobre os produtos apresentados. Excelentes palestras.

Tivemos um novo Networking Café.

Voltando do Networking Café assisti a excelente palestra do Rodrigo Mufalani sobre a trilha de certificação Oracle. Sala cheia e grande explicação em detalhes e de forma muito clara sobre a trilha que o DBA pode percorrer para conquistar as certificações Oracle. Vale a pena dizer que tivemos a honra de ter um dos OCM’s brasileiros assistindo a palestra, Guilherme Brito, de Vitória-ES.

Em seguida eu tive a honra de falar no GUOB sobre Extended Cluster. Foi uma palestra bem rápida (até mais do que havia planejado), mas espero ter alcançado o objetivo e esclarecendo aos presentes um pouco mais sobre o produto.

Vale a pena abrir um parêntese, que após a minha palestra acabar, quem estava no local onde ocorreram os Networking Cafés  teve a oportunidade de conversar pessoalmente com o Arup Nanda, que de forma muito humilde foi de grupo em grupo conversando com TODOS os que estavam ali presentes.

Bom, em seguida tivemos a última palestra do evento, fechando com chave de ouro, o Arup Nanda falando sobre as melhores práticas para o DBA no mundo real. Realmente, uma palestra ESPETACULAR!

Tivemos o encerramento oficial com a distribuição de vários brindes aos participantes além das palavras do Eduardo Hahn e de forma inesperada do Hans Forbrich.

Pude ainda participar do jantar com os palestrantes e posso dizer que foi realmente fantástico.

Alguns pontos que deixei por último:

Foi muito honrosa a atitude de Rodrigo Almeida e Ricardo Portilho de abrirem mão de palestrar para que outras pessoas pudessem falar, me incluo nessa lista de “outras pessoas”.

Muitas pessoas me falaram que a organização do evento esteve impecável, que a agenda foi cumprida, que o evento foi excelente, e que definitivamente o evento faz parte do calendário anual de eventos sobre tecnologias Oracle no país.

Neste ano pude ver o evento por trás dos bastidores pois comecei a fazer parte do Conselho Técnico do GUOB, e posso afirmar que para que o evento tivesse a organização que teve, o trabalho de todo o time do GUOB foi MUITO grande, todos estão de parabéns, mas, em especial o Eduardo Hahn pela brilhante maneira de conduzir o GUOB e pela maneira que luta pela comunidade!

Uma menção honrosa também ao Francisco Munoz Alvarez, que infelizmente não pôde estar presente pessoalmente este ano, mas que foi o grande responsável pelo  OTN Tour na América Latina. Espero que ele possa vir no próximo ano!

Em breve atualizarei este post com imagens!

Abraços

Vinicius







----------------------------------------------------------------------------

Copyright:

Este site e todo o conteúdo aqui publicado pertence ao Blog ViniciusDBA.com.br e possui seus respectivos direitos autorais.

O Conteúdo deste Blog não deve ser publicado, distribuído ou transmitido sem autorização prévia de seu autor.

Oracle e seus produtos são marcas registradas da Oracle Corporation® (http://www.oracle.com) Todo o material aqui encontrado é mantido sem ajuda financeira e mantém como propriedade de seu fundador/escritor.

Disclaimer:
The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employeer, Accenture.
As opiniões publicadas neste blog (http://www.viniciusdba.com.br) são pessoais e não necessariamente representam a visão da Oracle ou do meu empregador, a Accenture.


Toda informação aqui encontrado é oferecida através do uso do bom senso e boa fé do seus leitores e não deve ser considerada como material oficial da Oracle Corporation (http://www.oracle.com) ou do meu empregador, a Accenture.

O Autor não considera as informações aqui como oficiais e/ou permitidas para redistribuição. Ao utilizar o site http://www.viniciusdba.com.br o leitor deve entender e aceitar que as informações aqui encontradas são de direitos autorais do Autor.

O blog http://www.viniciusdba.com.br não faz revisão de conteúdo publicado por outros, como comentários, bem como posts em grupo de usuários ou portais.