Olá pessoal!

Hoje veremos mais detalhes sobre a ferramenta oifcfg.

Ela é utilizada para definir quais serão as interfaces de rede pública e privada no Clusterware. Além disso, ela é utilizada quando é necessário alterar a faixa de endereço IP e subnet de uma rede específica (necessário quando há mudança na faixa de IP’s utilizada pela corporação).

Características do oifcfg:

  • Pode ser utilizado com o usuário oracle;
  • A partir de qualquer nó, controla todos;
  • Ferramenta para administração das interfaces de rede utilizadas no Clusterware:
    • Pública (VIP);
    • Privada (InterConnect).
  • Caso uma interface de rede queime, essa ferramenta será utilizada para substituir a interface de rede no OCR;
  • Útil para alterar a Subnet de uma interface de rede.

Como citado, as alterações efetuadas através do oifcfg são armazenadas no OCR.

Para verificar quais são as interfaces de rede e seu devido uso no Clusterware:

[oracle@mvrac1 oracle]$ oifcfg getif
eth0  172.23.10.0  global  public
eth1  10.0.0.0  global  cluster_interconnect

Para reconfigurar uma placa de rede para outra faixa de IP, primeiro, é necessário excluir as configurações desta placa:

[oracle@mvrac1 oracle]$ oifcfg delif -global eth0

A opção -global significa que esta configuração deverá ser válida para todos os nós, ou seja, a placa eth0 deverá ser excluída da configuração do Clusterware em todos os nós. Esta opção é utilizada pois também pode ser feita a configuração de uma interface de rede em apenas um nó, com a opção…

Vamos supor que ambas as interfaces serão excluídas pois outras serão configuradas. Vamos agora excluir a configuração da placa eth1:

[oracle@mvrac1 oracle]$ oifcfg delif -global eth1

Agora devemos configurar as placas desejadas:

[oracle@mvrac1 oracle]$ oifcfg setif -global eth3/192.168.111.0:public
[oracle@mvrac1 oracle]$ oifcfg setif -global eth4/10.0.0.0:cluster_interconnect

Lembrando que para alterar o endereço de InterConnect também é necessário alterar a informação no arquivo /etc/hosts e no arquivo de configuração da placa de rede em /etc/sysconfig/network-scripts/ifcfg-ethX.

Para o VIP, além disso, também é necessário alterar o endereço IP no OCR através do srvctl, conforme citado no post Oracle Clusterware – Rotinas Administrativas – Parte 3 – srvctl.

Um abraço!

Vinicius







----------------------------------------------------------------------------

Copyright:

Este site e todo o conteúdo aqui publicado pertence ao Blog ViniciusDBA.com.br e possui seus respectivos direitos autorais.

O Conteúdo deste Blog não deve ser publicado, distribuído ou transmitido sem autorização prévia de seu autor.

Oracle e seus produtos são marcas registradas da Oracle Corporation® (http://www.oracle.com) Todo o material aqui encontrado é mantido sem ajuda financeira e mantém como propriedade de seu fundador/escritor.

Disclaimer:
The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employeer, Accenture.
As opiniões publicadas neste blog (http://www.viniciusdba.com.br) são pessoais e não necessariamente representam a visão da Oracle ou do meu empregador, a Accenture.


Toda informação aqui encontrado é oferecida através do uso do bom senso e boa fé do seus leitores e não deve ser considerada como material oficial da Oracle Corporation (http://www.oracle.com) ou do meu empregador, a Accenture.

O Autor não considera as informações aqui como oficiais e/ou permitidas para redistribuição. Ao utilizar o site http://www.viniciusdba.com.br o leitor deve entender e aceitar que as informações aqui encontradas são de direitos autorais do Autor.

O blog http://www.viniciusdba.com.br não faz revisão de conteúdo publicado por outros, como comentários, bem como posts em grupo de usuários ou portais.