Olá pessoal,

Recebi os parabéns de muitas pessoas pela notícia do Oracle ACE, mas, algumas pessoas me perguntaram o que é um Oracle ACE?

Vamos lá!

Explicarei o que é o Oracle ACE Program.

O Oracle ACE Program concede títulos de Oracle ACE e Oracle ACE Director para pessoas que são reconhecidos pela comunidade técnica Oracle como entusiastas e disseminadores de conhecimento nas tecnologias Oracle em seu país, região, ou até mesmo pelo mundo. Os Oracle ACE Members são identificados pelo ícone do “Ás de espadas” junto ao seu nome no site da Oracle e nos fórums mantidos pelo OTN (Oracle).

Para ser nomeado Oracle ACE, a pessoa deve possuir várias qualificações:

  • Proficiência técnica;
  • Blog técnico sobre Oracle;
  • Atividade nos fórums da Oracle;
  • White papers e artigos publicados;
  • Experiência em apresentações;
  • Participante dos programas beta test;
  • Membro de Grupos de Usuários Oracle;
  • Certificações Oracle.

Os benefícios esperados em se tornar um Oracle ACE Member são:

  • Exibição na lista de Oracle ACE’s como experts “oficiais” em sites da Oracle e em eventos;
  • Publicação de artigos e papers no OTN (com compensação);
  • Ter a oportunidade de falar em eventos da Oracle e de terceiros em nome da mesma.

Esse título, diferentemente de uma certificação (OCA, OCP, OCE, OCS), não depende apenas do conhecimento do candidato, mas sim também do trabalho que o candidato desempenha perante a comunidade em que vive. Por este motivo, eu diria que infelizmente o número de Oracle ACE’s na América Latina, e mais especificamente no Brasil, ainda é muito baixo.

Para uma pessoa se tornar Oracle ACE, ela mesma pode se candidatar, ou alguém pode indicar a nomeação desta pessoa. É necessário que um formulário seja preenchido com informações detalhadas a respeito do trabalho realizado pelo candidato. No meu caso, a nomeação se deu através de uma indicação. Após receber a indicação, um comitê na Oracle Corporation avalia o trabalho realizado pelo candidato, e se concluírem que ele realmente contribui para o crescimento da comunidade através do compartilhamento de conhecimento, as chances de aprovação se tornam grandes.

O hot site do Oracle ACE Program pode ser acessado através do link http://www.oracle.com/technology/community/oracle_ace/index.html.

Para indicar ou se candidatar ao Oracle ACE Program, basta acessar o link http://www.oracle.com/technology/community/oracle_ace/nominations/index.html.

Para encontrar ou listar os Oracle ACE’s ao redor do mundo o link de acesso é http://apex.oracle.com/pls/otn/f?p=19297:3:1942194822123855.

Lembrando que meu perfil ainda não foi publicado no Oracle ACE Directory. Isso deve acontecer dentro dos próximos dias.

Um abraço!

Vinicius







----------------------------------------------------------------------------

Copyright:

Este site e todo o conteúdo aqui publicado pertence ao Blog ViniciusDBA.com.br e possui seus respectivos direitos autorais.

O Conteúdo deste Blog não deve ser publicado, distribuído ou transmitido sem autorização prévia de seu autor.

Oracle e seus produtos são marcas registradas da Oracle Corporation® (http://www.oracle.com) Todo o material aqui encontrado é mantido sem ajuda financeira e mantém como propriedade de seu fundador/escritor.

Disclaimer:
The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employeer, Accenture.
As opiniões publicadas neste blog (http://www.viniciusdba.com.br) são pessoais e não necessariamente representam a visão da Oracle ou do meu empregador, a Accenture.


Toda informação aqui encontrado é oferecida através do uso do bom senso e boa fé do seus leitores e não deve ser considerada como material oficial da Oracle Corporation (http://www.oracle.com) ou do meu empregador, a Accenture.

O Autor não considera as informações aqui como oficiais e/ou permitidas para redistribuição. Ao utilizar o site http://www.viniciusdba.com.br o leitor deve entender e aceitar que as informações aqui encontradas são de direitos autorais do Autor.

O blog http://www.viniciusdba.com.br não faz revisão de conteúdo publicado por outros, como comentários, bem como posts em grupo de usuários ou portais.