Série de artigos sobre Instalação do Oracle RAC:

Instalação do Oracle RAC 10g Release 2 – Parte 1: Pré-requisitos
Instalação do Oracle RAC 10g Release 2 – Parte 2: Criação da VM
Instalação do Oracle RAC 10g Release 2 – Parte 3: Instalação do Linux

==============================

Olá pessoal!

Estou um pouco atrasado, eu sei! Mas, as coisas estão um pouco corridas!

A partir desse artigo, veremos como instalar o Oracle RAC 10g Release 2 em máquinas virtuais, uma simulação do nosso mundo real.

Existem muitos artigos na Internet que descrevem a instalação do Oracle RAC 10g Release 2 em máquinas virtuais em VMWare, utilizando Red Hat Enterprise Linux [RHEL4] 4 (ou seus “primos”: CentOS, Oracle Enterprise Linux).

Não encontrei (na minha opinião), um artigo bacana que descreve a instalação do Oracle RAC 10g Release 2 em VMWare, utilizando Red Hat Enterprise Linux 5 num host rodando Windows XP ou Vista. Esse é o motivo da criação deste artigo.

Hoje, é muito comum ocorrer instalações desse tipo, pois, o RHEL4 não é mais comercializado. Desta forma, pelo menos comigo, todas as novas instalação de Oracle RAC em clientes, tem acontecido com RHEL5.

Pré-requisitos de software:

Oracle Enterprise Linux 5 Update 3;
Oracle Clusterware 10g Release 2 para Linux x86;
Oracle Database 10g Release 2 para Linux x86;
Patchset 10.2.0.4 – Patch Number 6810189;
VMWare Server (eu usei a versão 1.0.5).

Pré-requisitos de hardware:

– 45GB de disco.
– Pelo menos 2GB de RAM.

O próximo artigo, abordará a criação das máquinas virtuais, instalação e configuração do Linux.

Um abraço!!

Vinicius







----------------------------------------------------------------------------

Copyright:

Este site e todo o conteúdo aqui publicado pertence ao Blog ViniciusDBA.com.br e possui seus respectivos direitos autorais.

O Conteúdo deste Blog não deve ser publicado, distribuído ou transmitido sem autorização prévia de seu autor.

Oracle e seus produtos são marcas registradas da Oracle Corporation® (http://www.oracle.com) Todo o material aqui encontrado é mantido sem ajuda financeira e mantém como propriedade de seu fundador/escritor.

Disclaimer:
The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employeer, Accenture.
As opiniões publicadas neste blog (http://www.viniciusdba.com.br) são pessoais e não necessariamente representam a visão da Oracle ou do meu empregador, a Accenture.


Toda informação aqui encontrado é oferecida através do uso do bom senso e boa fé do seus leitores e não deve ser considerada como material oficial da Oracle Corporation (http://www.oracle.com) ou do meu empregador, a Accenture.

O Autor não considera as informações aqui como oficiais e/ou permitidas para redistribuição. Ao utilizar o site http://www.viniciusdba.com.br o leitor deve entender e aceitar que as informações aqui encontradas são de direitos autorais do Autor.

O blog http://www.viniciusdba.com.br não faz revisão de conteúdo publicado por outros, como comentários, bem como posts em grupo de usuários ou portais.